terça-feira, 27 de setembro de 2011

Inspiração


Inspiração é algo que se imagina que tem, mas quando isso acontece (imaginar), na verdade, não têm! É como amar, às vezes você acha que ama fulano(a), mas este "achar" decreta na hora o fato de que isso não é verdade. Amor e inspiração (não obrigatoriamente juntos) são realmente sentidos por nós quando acontecem de verdade.

Este sentimento me faz falta as vezes, mas não tenho culpa, preciso de
estímulos, nós precisamos, são sinais que nos fazem entrar no estado de inspiração. A buscamos quando estamos escrevendo a letra daquela música, aquele poema que tá pela metade, o 'quem sou eu' de alguma rede social, a sua descrição pessoal numa entrevista de emprego, em um post de blogs merdas como esse.

Quando estamos neste estado, o corpo, a cabeça, funcionam com um objetivo e tudo parece se dar harmoniosamente bem. As letras saem, os encaixes são melhores, o medo some, a persistência vai a níveis astronomicante chatos, a eficiência é alta. É feliz estar inspirado, por isso muitas vezes alguém nos fala: - tais inspirado hoje hein fulano?

Quando estamos sentados numa praia vendo o pôr do sol, é fácil se inspirar, o momento te toca muito emocionalmente, sua cabeça é capaz de esquecer o resto do mundo e se focar naquele minuto de felicidade. Por isso muitos recorrem à natureza para escrever suas músicas, seus poemas e seus livros. Outras vezes, recorrem à drogas para se inspirarem. Mas isto aí é outro modo de tocar o sentimento de alguém, não vem ao caso da discussão aqui :P

Queria eu estar inspirado todo dia, abrir a janela e desenhar o dia no vazio em alguns segundos..

OBS: no dicionário, um dos significados de inspiração é: 3.Qualquer estímulo ao pensamento ou à atividade criadora.

3 comentários:

  1. Massa o texto, Aleciano...
    E só uma coisa que me passou à cabeça quando li essa parte:Outras vezes, recorrem à drogas para se inspirarem.
    - Já imaginou o que seria do rock n roll (não só a música, mas as artes em geral)sem as drogas ? (quando digo isso, não necessáriamente estou fazendo apologia a elas ), mas verdade seja dita; alguém já parou pra pensar que as mais belas obras do rock foram feitas a partir de mentes que estavam sob efeito de substancias alucinógenas? Exemplo disso é o The Dark Side of the Moon, nem precisa citar a banda né ?! Outro exemplo é o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, com a música LSD = Lucy in the Sky with Diamonds... aí me pergunto,foram bem inspirados esses músicos, ou todo esse trabalho perde seu grandioso valor ? Não...não perde, qualquer estímulo que nos inspire, seja ele o Sol que nasce pela manhã, o horizonte láááá no final junto ao céu, um cigarrinho de uma planta, um docinho (daqueles usados pelo hippies)valem a pena ( ou o frango inteiro uhasuhsa ). Os grandes poetas que o digam, escriviam (escrevem) seu belos e tocantes textos com suas mentes boiando no vinho.É isso... a inspiração é algo que pode ser encontrado em todos os lugares, basta ter a sensibilidade necessária na hora certa para nascer uma grande criação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ramon, Eu não tenho nada contra o uso de drogas, nada contra os vícios, acho que cada ser é livre pra fazer o que bem entender. ( quando digo isso não faço apologia tb). Contudo, pensando sobre o que você escreveu, cheguei a conclusão que o artista inspira-se em seu delirio, inspira-se em seu amor, em sua dor, em sua alegria. O artista quando bom, inspira-se no interno, no externo, no ' eu lirico' nos seres ao redor. Não importa de onde vem, ele inspira-se. O merito não é da droga que causa o delirio, o merito é do artista que transforma tal delirio em arte... ' A alma do artista revela-se em sua arte ' . Na realidade as drogas são acessíveis a qualquer um, ficar triste tb, amar alguns .. entretanto transformar tais acontecimentos em arte, é pra poucos... Pra um poeta, musica, pintor é necessários está embreagado de sentimentos não necessariamente química!

    ResponderExcluir

Pode reclamar aqui neste espaço!