sexta-feira, 21 de março de 2014

Uma porta e mil oportunidades :D

Já parou para pensar que uma decisão que você toma em algum momento da vida pode e vai definir uma grande fatia do seu futuro? Aceitar ou não aquele emprego e a oportunidade de networking pode te colocar em um rumo bem diferente.

Volte no tempo e relembre as decisões importantes que já tenha tomado e que define o que você é/faz agora.


Para um estudante da área de Tecnologia da Informação e Comunicação que aprende a lidar com lógica e probabilidades nas disciplinas não é difícil notar que: partindo de um ponto inicial, uma análise combinatória vai gerar diversos resultados diferentes para cada caminho/opção que for escolhida. Resumindo, decidir enviar aquele currículo para uma entrevista de emprego pode te colocar em contato com pessoas que nunca imaginaria e em locais que você nem sabia que existia. Tudo isso por causa de uma mera decisão: enviar ou não o e-mail??

Esse post não é pra ajudar a tomar a melhor decisão, até porque não dá para prever o futuro. O objetivo é notar a beleza nos pequenos detalhes que podem mudar todo o resto.

Geralmente temos a impressão que se negamos ou recusamos algo, outra coisa vai aparecer... o que é verdade. Mas se tivéssemos escolhido aquilo que negamos, como seria o nosso futuro? O que ocorreria após? Para algumas situações pensar nisso não é tão recompensador, pois não é uma decisão que afete a cadeia de eventos em uma longa amplitude. Mas, voltando ao e-mail e ao currículo, se por acaso eu deixo de enviá-lo por achar que não teria chance e perco a oportunidade de crescer, me especializar, fazer treinamentos e chegar a um cargo de chefia/gerência?? Pois é.... isso já deve ter acontecido, mas infelizmente são os rumos da vida.

Na minha vida eu lembro perfeitamente de dois momentos em que decisões afetaram drasticamente o meu futuro social/profissional: a primeira foi em 2006 ou 2007 quando por um fio de cabelo conheci pessoas que gostavam de uma mesma banda que eu na minha própria cidade. Essas pessoas até hoje são meus amigos e tocam comigo em uma banda que entrei naquela época. Depois de decidir conhecê-los na época e tocar na banda, encontrei diversos outros músicos, oportunidades, locais, equipamentos, técnicas, bandas, gostos musicais e etç. Foi uma decisão e um momento muito feliz para mim. Isso me define o que sou hoje e o que eu gosto.


Outro momento importante foi no ano de 2012 quando decidi largar um estágio e entrar em um projeto de pesquisa na universidade para ganhar menos e trabalhar com coisas das quais eu não dominava ou sequer tinha conhecimento. Hoje, sou grato por essa porta que se abriu e que me define profissionalmente no momento. Se eu não tivesse aceitado o projeto talvez estivesse em uma posição pior no momento, fazendo algo que não gostasse ou também poderia estar bem melhor que hoje!! É possível! Mas, estou feliz pela decisão que tomei. Essa me fez conhecer pessoas e coisas que me ajudaram a alcançar objetivos que talvez não fossem possíveis sem essas experiências e contatos prévios.
Tiveram outros momentos punks em que tive que tomar decisões pesadas que mudaram bastante meu futuro, mas a vida é assim. Sou grato por ter a sorte ou competência de ter várias escolhas de portas para abrir e descobrir o que tem por trás. Espero achar uma porta que dê em um elevador ;)

OBS: respire fundo antes de abrir cada porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode reclamar aqui neste espaço!