segunda-feira, 25 de junho de 2012

Se agarrar a algo

- Uma conversa sem rascunhos

Parece que quanto mais velhos ficamos, mais dependentes também somos. O mundo é cruel, exigente e frio. Observei que quanto mais o tempo passa, mais buscamos nos fixar em algum projeto de vida. Pode ser um trabalho, uma pessoa, uma organização, uma meta arbitrária, um projeto, um pensamento....

Talvez o mundo nos derrube algumas vezes, e por isso tentamos nos agarrar a algo para não cair outras vezes, ou ter no que acreditar para subir novamente.




Quem não busca, não se atrai por nada, nenhuma ideia, projeto, não tem perspectiva, é uma pessoa vazia, ela se dissolve no ar. Agarrar-se em algo é também como buscar uma identidade, uma forma de ser. Facilmente identificamos aquelas pessoas que se dedicam à suas religiões e as marcam na sua entrada e saída de informações/atitudes. Também temos aquelas que se agarram às suas profissões, viram especialistas, pensam naquilo durante muito tempo, se garantem nelas. Outras buscam na arte, na cultura, nas idéias, algo pra se fundamentar, para se sustentar e imprimir aquela identidade nas suas atitudes.

Talvez seja uma consequência natural de "envelhecer", precisamos ser alguém e é conveniente se agarrar àquilo que gostamos.

Acho legal essa coisa, isto também se liga com Ocupação, seu futuro e o dom. Acho bonito quem se dedica a algo e faz daquilo sua bandeira, e um dia chega . Particularmente, é o que sigo e o que aconselho.

OBS: Se você ainda não achou o seu "selo", não se preocupe, ele aparecerá.

3 comentários:

  1. Cara, é sempre bom 'aparecer' por aqui... Sempre tem algo que bate com que a pessoa tá passando. Gosto do seu positivismo, transmite um certo animo pra seguir em frente.

    "...ou ter no que acreditar para subir novamente."
    Subir novamente, acredito que isso é de fato o mais importante.
    Como vc mesmo já postou aqui: "e esperar quando a montanha-russa te levará pro topo"

    ResponderExcluir
  2. 'Acho bonito quem se dedica a algo e faz daquilo sua bandeira, e um dia chega lá.' também acho, e estou em busca disso! Adorei seu post ^^

    ResponderExcluir
  3. É... essa necessidade de se apegar a algo já vem desde quando somos pequenos:Quando crianças, colocamos em nossos pais a faixa de heróis e de tudo para nós ( quando estamos velhos também), mas o tempo passa, vamos crescendo e com isso nossa visão de mundo vai se expandindo; e nossos pais deixam de ser os heróis que outrora nos davam tudo e saciavam nossas vontades; a partir de então, passamos a ser o herói de nós mesmos; passamos a nos questionar: O que quero pro futuro ? O que eu faço de bom ? Em que posso ser útil à sociedade em que vivo ?
    Para responder essas perguntas entra em nossas vidas fatores citados anteriormente por você (Aleciano), como religião, profissão, artes, idéias etc. E assim, aquela identidade infantil que tínhamos vai indo embora e dando lugar a uma outra vontade: a vontade de crescer, de ver todo o seu esforço valer a pena, de levar um SIM quando mais se deseja.
    Essa vontade toda é apoiada por toda essa ocupação que buscamos, mas não é à toa, fazemos isso pensando, na maioria das vezes, em nosso futuro.
    Sim Alecio, e como tu mesmo falou, é também uma consequencia natural do envelhecer, mas também, é uma consequência do modo como a pessoa é criada, dos valores que ela tem e a fazem buscar e ter discernimento pra saber que a vida não pára na infância e que além de um sonho, ocupação, há também a necessidade feroz de sobreviver.
    Digo isso porque nem todas as pessoas pensam em se ocupar, pensam em crescer (emocionalmente, financeiramente, profissionalmente, pessoalmente etc).
    Muito bom teu texto, velho; muito reflexivo...mais um que dei valor \m/
    Até mais... abraço.

    ResponderExcluir

Pode reclamar aqui neste espaço!